kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, janeiro 24, 2006

É um comentário a um post do Carlos Moura, mas que por ser demasiado extenso publico-o aqui. Espreitem o post do Carlos

Gostava sinceramente que ninguém comentasse este post, meu amigo, mas sabendo de antemão ser isso impossivel, começo eu.

Gostava que ninguem o comentasse, por achar que está lá tudo. Nas tuas palavras e nas desses monstros do humor, Bruce e Carlin.

Eles foram inovadores pioneiros na arte de fazer humor despertando consciências. Arriscaram as carreiras e a sua vida, de certa forma, na busca de uma maneira arrojada de nos fazer rir, para logo de seguida nos porem a pensar na puta da vida. Ao fazê-lo grangearam inimigos, criaram uma imagem, aos olhos de variadíssimos sectores da sociedade, negativa e condenável. Condenada!

Por cá, e como dizes bem, os humoristas são moles. Não têm a coragem ou/e a qualidade para se lançarem na procura de algo idêntico. Mas também... concordarás, tu, que bem melhor do que eu, conheces este público português de Norte a Sul do território, que não há audiência com a paciência necessária para aturar um gajo com raiva do mundo e ódio declarado pela estupidez humana. Alguém que diz, sem papas na lingua, o que sente por todos nós e o que de mal gostava que nos acontecesse. E diz-nos com a lata e o descaramento de quem nos olha nos olhos; de quem nos está a controlar as emoções a seu belo prazer. E com que classe.

Nesse sentido, penso ter existido, acima de todos os outros, um humorista cá do burgo, que optou por correr esse risco. Um tipo que forçou o direito de dizer "foda-se" na televisão pública.
Por estes dias não consegue fazer-me rir nem à força. Não sinto a minima admiração ou respeito por ele.
Aburguesou-se, de tal forma, que parece ser uma caricatura. Uma triste e infeliz personagem, daquelas de quem ele sempre troçou.
E com que classe!
Chama-se Herman José, e por muito triste que considere ser a sua actual carreira, a verdade é que ele abriu as portas para esse tipo de humor de que falas. Mas ninguém mais lá quis entrar.
Moles!!!