kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Orgulho e Preconceito


Ora, ontem fui ao cinema com a amiga Babá com a intenção de ver o novo Woody Allen - que dizem valer muito a pena.
Esgotada que estava a sessão, foi-me sugerido (leia-se imposto) o novo filme saidinho de mais um romance de Jane Austen. Confesso que não estava com o estado de espirito necessário para gramar uma fotonovela daquelas à antiga... pensava eu. Lá me convenceram a comprar os bilhetes e a entrar na sala, a sentar-me na cadeirinha e, caladinho, a ver o filmezito.
Pois bem, admito sem qualquer problema, que a obra realizada por Joe Wright me encheu as medidas. Não pela história, já sobejamente conhecida e bastante «curta» se querem saber a minha opinião. Acima de tudo senti-me satisfeito pelo ambiente dado ao filme, pela fotografia, simples mas muito eficaz, pela banda sonora também ela delicada e servindo bem as imagens que se passeavam perante os nosso olhos, e pelo trabalho dos actores.
Para já, é sempre com grande prazer que aprecio o trabalho de dois actores soberbos, Donald Sutherland e Judy Dench (Dame Judy Dench, se faz favor). No entanto, e apesar da grande quantidade de personagens, todo o elenco cumpre muito bem a função e dá ao argumento a vida e as cores necessárias para eficazmente prender o espectador ao grande ecrã.
E por isso mesmo me vejo obrigado a dar o devido destaque a um jovem actor até ontem para mim desconhecido: Matthew Macfadyen. No papel do arrogante e tímido Mr Darcy, Macfadyen brilha, surpreende, cativa e finalmente faz-nos render ao carácter da sua personagem. Para além da lição de puro underacting que dá, este jovem rapagão promete ainda encher as paredes do quarto de muitas mocinhas devoradoras de revistas teen da praça. Tem a boa figura e o talento necessários para me deixarem curioso em relação à evolução da sua carreira.
Posto isto, que mais posso acrescentar? Vão ver o filme, é garantia de uma tarde morna de Domingo bem passada.