kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

sexta-feira, março 09, 2007

Voltaren



(Que não é mais nem menos do que Diclofenac de potássio).


Por força de uma contractura muscular nas costas que practicamente me deixa entrevadinho, acabei de meter ao bucho o primeiro de muitos Voltaren.

Curioso como sou, resolvi adiantar-me à hora de ir ao WC, e deitei olhos à bula - adoro esta palavra.

No capítulo sempre interessante dos efeitos secundários, pode-se ler esta pérola:


Para além dos seus efeitos desejáveis (lindo), Voltaren Rapid comprimidos revestidos, como qualquer outro medicamento (fiquei muito mais descansado...), pode provocar, por vezes, efeitos adversos. Neles se incluem Mal-estar gástrico ou indisposição, azia, vómitos, diarreia, cãibras abdominais, flatulência (tinha de ser...), perda de apetite, dores de cabeça, tonturas, exantema (que para quem não sabe, é uma erupção cutânea).


E até aqui tudo bem. Ok, as reacções indesejadas não são a melhor coisa do mundo, mas também não me são nenhum drama.

O pior veio em seguida...


Efeitos indesejados raros (em menos de 1% dos doentes tratados): vómitos com sangue (blargh), fezes negras (bom nome para uma banda de Death Metal), úlceras do estômago ou do intestino, diarreia com sangue, obstipação, sonolência, tremor dos membros, desorientação, perturbação da visão (por ex. visão desfocada ou dupla), problemas auditivos, zumbidos, insónia, irritabilidade, convulsões, depressão, tremores, urticária, reacções cutâneas graves, perda de cabelo, aumento da sensibilidade da pele à luz solar, púrpura, perturbações renais com aparecimento de tumefacção da face, pés ou pernas, redução súbiota do volume urinário, urina com sangue, perturbações hepáticas com amarelecimento da pele ou olhos, por vezes acompanhadas de temperatura elevada ou edema e dor à palpação do quadrante superior direito do abdómen, sintomas de perturbações hematológicas graves tais como dor de garganta persistente e febre elevada, reacções alérgicas tais como pieira, sensação de falta de ar ou de desmaio, pressão arterial elevada.


Ou seja, o meu primeiro pensamento foi "FO##-SE!!!".

Mas em seguida pensei melhor e concluí que, com uma simples toma de Voltaren Rapid, podemos armar o maior escândalo numa tarde de Sábado no shoping, vomitar, rasgar tudo, cagar bem pretinho, cuspir sangue, pintar verdadeiramente a manta e deitar as culpas para um pequenino comprimido cor-de-rosa-velho.

É a maravilha da ciência, meus amigos. A maravilha da ciência.

2 Comments:

  • At 12:20, Blogger S. said…

    Desde que não tenhas encontrado gralhas, fico satisfeita.
    Karmatinho, bem vindo ao pão meu de cada dia.

     
  • At 08:38, Blogger Lu Barbin said…

    Nossa!!!! O médico me aplicou uma injeção de Voltaren ontem por causa de uma dor de dente, pra poder aguentar até hj e ir no dentista.
    Eu tb faço parte desse 1%, acho q nào tão grave quanto vc ficou pois foi só uma injeção, mas tive febre e suei muito durante a noite, sem contar com um sonho alucinatório com gnomos azuis e enfermeiros querendo me enternar. Tomei a injeção às 23hs dormi nesse estado até às 4hs da madrugada.
    comecei a me sentir estranha com um vazio e frio no estômago. 5hs da manhã estava comendo algo pra ver se melhorava. Foi bom ter comido, sem dúvida, porém minha boca começou a ficar branca e senti minha pressão começar a cair. Tomei um banho e aqui estou me sentindo bem mal do estômago.
    O médico tb disse que não havia problemas em tomar essa injeção mesmo apresentando um quadro de ansiedade generalizada. Sem dúvida, ainda mais se tenho a impressào de q vou morrer por causa de um remédio bobinho desses.
    Esse remédio é uma das piores medicações q eu já vi.

    Abraços Luciana. Rio de Janeiro Brasil

     

Enviar um comentário

<< Home