kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Já sei que vou manchar a minha reputação com esta, mas...
É verdade, sou fã de country music. Pronto, tá dito!
Não da country music que enche estádios e vende milhões, que essa até eu considero petulante e parolona. Sou fã desta country music. A dos homens simples e humildes, que practicamente desceram de um cavalo para começar a cantar o que os acompanhavam quando ainda conduziam gado - até parece que estou a ver o Lucky Luke a caminhar em direcção ao pôr do sol...
Sou fã de pessoas como Hank Williams - aqui a interpretar a que é considerada por muitos como a melhor country song de sempre, e que até tem uma versão absolutamente irrepreensivel do Mestre Ryan Adams -, que foram influentes na formação musical de pessoas como Elvis Presley ou, mais claramente, Johnny Cash. Sou fã do estilo musical que abarca tantos outros estilos que se torna quase impossivel definir onde começa um e acaba outro: gospel, oldtime, honky tonk, appalachian, rockabilly, neotraditional country,jug band e o famosíssimo e ainda mais difícil de definir nashville sound.
E são as raizes de uma América feita de pedaços de trapos do mundo que se juntam neste, como em outros géneros musicais, e que reflectem a história de um país.
Sentimentalismos baratuchos à parte. Senhoras e senhores, Hank Williams.
(Já voltamos com Johnny Cash)