kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

segunda-feira, outubro 29, 2007


STEAMPUNK


É o nome de uma corrente criativa de design/invenção que, de acordo com a Wikipedia, já existe desde a década de sessente, embora a sua grande explosão tivesse ocorrido nos idos anos oitenta.
Basicamente, o que os artistas de Steampunk fazem, é inventar um futuro directamente baseado no passado, um retro-futurismo. Já vimos este imaginário aplicado a filmes como Blade Runner - meio Cyberpunk, meio Steampunk -, Hardware e, mais recentemente, no ainda por estrear A Bússola Dourada - do qual podem ver o trailer já no finzinho deste post; na literatura, nomeadamente nos contos de Júlio Verne, e no Frankenstein de Mary Shelley.A coisa torna-se bizarra, mas acaba por funcionar muito bem, e o movimento conta já com milhões de seguidores por todo o mundo, revistas da especialidade, congressos e exposições.
No campo do design/invenção propriamente dito, destacam-se os nomes de Richard Nagy, também conhecido como Datamancer, I-Wei-Huang, Kaden Harris e Jake Von Slatt. No caso deste último, podem mesmo visitar o seu site http://www.steampunkworkshop.com/, e perceber melhor por que meios se move esta corrente artística.


Von Slatt


Richard Nagy



The Golden Compass