kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

quinta-feira, janeiro 11, 2007


Voltando ao espectáculo que o TUP vai levar a cena no Museu do Carro Eléctrico, gostava de deixar aqui umas impressões relacionadas com o complexo processo de construção a que o mesmo nos obrigou.

Construção, no real sentido da palavra, e num sentido psicológico, interior e muito pessoal de cada um dos intervenientes.
São quase quatro meses de trabalho, Outubro, Novembro, Dezembro e estes poucos dias que faltam para a estréia. Trabalho de alta exigência física e mental; que nos pediu uma disponibilidade total - e a que nem sempre demos a melhor resposta - e que nos deixou completamente esgotados. E isso sente-se. Nos ensaios, nos intervalos, nas conversas e na (falta de) paciência.

Pessoalmente confesso - não sem alguma vergonha - que cheguei a um ponto em que a vontade de me deslocar até ao local dos ensaios é quase nenhuma. Felizmente, e graças ao início dos ensaios com a equipa dos técnico de luz, readquiri uma nova energia e uma nova vontade em continuar a melhorar o meu trabalho. A personagem ganhou, finalmente, vida própria, e existe já mais do que eu próprio. O que ás vezes pode ser nefasto para a minha vida social. Por vezes, nem sempre, não consigo «despir» o Hans e trago-o comigo para casa. Pior, trago-o em mim para casa, e os que convivem comigo apercebem-se da diferença e reclamam. Com razão.

Seja como for, tem sido um trabalho que - odiozinhos à parte - fica mais uma vez no coração. As pessoas envolvidas ficam no coração. O espaço, esse, fica com muita força no coração. E a memória de o ver por entre o fantástico trabalho de luzes que está a ser feito; o sabor que senti à medida que o ia vendo, agora completamente «maquilhado» e transfigurado, ficam para sempre no coração. E é por isso que o teatro me volta a roubar o coração. E é por isso que sinto já uma ressacazinha de palco - embora neste caso nem se possa falar de palco - e a prometer a mim mesmo que, apesar de todas as dificuldades e apesar da elevada factura que a minha vida pessoal tem de pagar para que eu possa brincar aos actores, tenho de regressar a um projecto destes o mais rápido possivel.
Com esta gente.

Apareçam, a sério, vai valer a pena.