kar(ma)toon

Bom Karma... ou não!

terça-feira, agosto 16, 2011

MARWENCOL - OBRIGATÓRIO!!!



Marwencol é um documentário. Como objecto cinematográfico não é das melhores coisas que já vi, longe disso. O tema que aborda, no entanto, é absolutamente irresistível e uma daquelas descobertas que podem revolucionar os nossos conceitos.

Mark Hogencamp é um americano de meia idade que esteve em coma e perdeu grande parte das suas memórias devido a um brutal espancamento. E pronto. A partir daí - e é este o ponto de partida do documentário - e porque tinha perdido tudo, Mark dedicou-se a criar um mundo alternativo onde pode ser quem quiser e onde é feliz e aceite.

E até aqui nada de especial, certo? A questão é que o mundo criado por Mark Hogencamp, é composto por GI Joes e Barbies, e está situado algures nos anos da Segunda Guerra Mundial. Algures porque as referências do artista cruzam-se de forma caótica e sem aparente lógica. Temos bruxas, soldados americanos, nazis amigos e nazis inimigos, os da SS, claro, e máquinas do tempo, tudo a servir uma história que é muito mais do que uma simples brincadeira de crianças.

Mark vive realmente naquele mundo de plástico e madeira; ama e é amado, é um herói destemido e líder admirado. É quem ele quiser ser, sem críticas ou olhares de esguelha. É feliz, pela primeira vez na vida.

O documentário é um objecto quase amador, de montagem duvidosa e sem uma ordem ou hierarquia assumidas. Contudo, é um filme feito com o coração, que respeita e admira Mark Hogencamp e que o mostra ao mundo sem cerimónias ou complacências. Mostra-o e mostra a sua arte, impressionante, belíssima, de um realismo arrepiante e que só faz total sentido quando sabemos o que está verdadeiramente por trás daquelas composições e fotografias.









1 Comments:

  • At 01:14, Blogger D. said…

    Isto é qualquer coisa de fantástico! Nem sei o que prefiro... a história ou a fotografia...

     

Enviar um comentário

<< Home